top of page

golfinho da espécie Stenella sp., encontrado encalhado na Praia do Gravatá, em Navegantes (SC), não resistiu.

  • Foto do escritor: Rodrigo Aguiar
    Rodrigo Aguiar
  • 31 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 2 de jan.

A *Univali – Unidade Penha, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)*, informa que o golfinho da espécie Stenella sp., encontrado encalhado na Praia do Gravatá, em Navegantes (SC), no domingo (29/12), veio a óbito na tarde desta segunda-feira (30/12).

Apesar de todos os esforços realizados pela equipe técnica e todo suporte fornecido na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos em Penha, o animal, que apresentava estado de saúde crítico, infelizmente não resistiu. A equipe fez todos os procedimentos para a reanimação do cetáceo, mas sem sucesso.

A equipe veterinária realizou o exame de necropsia para avaliar as condições de saúde do golfinho e identificar as possíveis causas da morte.

Reiteramos que o encalhe de espécies oceânicas como o Stenella sp. em áreas costeiras é incomum e, na maioria das vezes, indica que o animal já estava em condições debilitadas, podendo ser resultado de doenças, lesões, desorientação ou impactos das atividades humanas no ambiente marinho.

Agradecemos todo o apoio recebido pela comunidade local, Polícia Militar, Bombeiros e guarda-vidas que auxiliaram no atendimento.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santo


*_Mais informações: Ingrid Tomimitsu (comunicação) 44 97031473_*

Comentários


bottom of page